Diversos índices como Dow Jones e IBOVESPA fazem parte do repertório comum desde tempos imemoriais, sendo constante foco de menções e notícias mundo afora. No entanto, outros índices de grande importância também seguem a mesma lógica, muitas vezes fazendo até parte da composição de índices de maior relevância ou abrangência.
Com notícias e fatos relevantes se desdobrando mundo afora, determinados fatores podem ter impacto direto, ou indireto, em índices de mercado asiáticos, europeus e latinoamericanos, por exemplo, que impactam mercados mundo afora.
Índices de Bolsas Mundo Afora
Índices de mercados de ações referem-se à valorização e/ou movimentação de um determinado conjunto de ações em uma carteira fictícia. Tais índices são baseados em carteira virtuais de ações reais, compostas por papéis das maiores e mais relevantes empresas atuantes nas economias onde se originam.
Sua composição, publicação e divulgação são fatores comuns a bolsas de ações de grande relevância, presentes em diversas economias influentes ao redor do mundo – no Brasil, o IBOVESPA é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.
Confira, abaixo, alguns dos principais índices de mercados de ações ao redor do mundo e entenda sua relevância no cenário mundial:
- IBOVESPA (Brasil) – Mais famoso índice do mercado brasileiro, é composto pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses, representando cerca de 80% da economia nacional;
- Dow Jones (EUA) – Também conhecido como Dow Jones Industrial Average (DJIA / Dow 30), acompanha o desempenho de 30 grandes empresas negociadas na bolsa de valores dos EUA;
- S&P 500 (EUA) – Um dos principais benchmarks para a economia americana, o Standard & Poor´s 500 engloba um grupo de 500 empresas americanas com ações listadas em bolsa;
- NASDAQ 100 – O índice inclui as 100 maiores empresas por capitalização, cujas ações são negociadas na bolsa de valores NASDAQ, excluindo empresas do mercado financeiro e focando em empresas de tecnologia.
- Russell 2000 (EUA) – Conhecido como índice NASDAQ, é composto por mais de 2500 ações listadas na famosa bolsa de empresas de tecnologia;
- S&P 500 VIX (EUA) – Índice que mede a volatilidade do mercado de ações norte-americano, com base no S&P 500;
- S&P / TSX (Canadá) – O TSX Composite Index é o principal índice de ações no Canadá, composto por cerca de 250 empresas que representam, aproximadamente, 70% do total do mercado canadense, listadas na bolsa de Toronto;
- S&P / BMV IPC (México) – Principal índice de ações do mercado mexicano, composto por ações de empresa com participação expressiva na economia do país.
- Stoxx 50 – Indicador de desempenho das principais empresas da zona do euro. O índice cobre 50 ações de 8 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda e Itália, representando muitas das marcas mais conhecidas na Europa.
- DAX 30 (Alemanha) – Índice composto por ações das 30 maiores empresas da Alemanha, reflete o desempenho da bolsa de Frankfurt em tempo real.
- FTSE 100 (Inglaterra) – Composto pelas ações das 100 empresas de maior valor listadas na LSE (London Stock Exchange), uma das maiores bolsas de valores do mundo.
- CAC 40 (França) – Índice da bolsa de valores de Paris, responsável por acompanhar o mercado francês, é formado por ações das 40 maiores empresas do país.
- NIKKEI 225 (Japão) – Desde 1950, o desempenho de 225 grandes empresas japonesas listadas na bolsa de Tóquio, maior bolsa de valores da Ásia. Trata-se de um índice ponderado não por capitalização, mas por preços, operando em ienes e com empresas componentes revisadas anualmente;
- HSI (China) – Conhecido como Hang Seng Index, é o principal indicador de desempenho de ações de Hong Kong e um dos maiores do continente asiático. Embora tenha começado com apenas 33 papéis, esse número dobrou e o índice é, atualmente, composto por 66 das maiores empresas locais, tais como Lenovo, Xiaomi, Tencent e Baidu.
Para compreender mais o mercado de ações, é importante entender o funcionamento destes e outros índices. E você, já opera ou tem interesse em operar no mercado de ações com tranquilidade, em investimentos compostos de acordo com seus sonhos e objetivos?
Entre em contato com um(a) de nossos(as) assessores(as) e saiba como podemos ajudar a navegar por um mercado em constante mudança, com toda a segurança e tranquilidade.
Aviso Legal: Este artigo tem fins meramente informativos, não devendo ser considerado como aconselhamento financeiro. Investir em qualquer tipo de ativo envolve riscos inerentes, e os leitores devem realizar sua própria pesquisa e consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão de investimento.
1 Comments
Comments are closed.