Skip to content Skip to footer

Conheça os Principais Índices de Bolsas de Ações no Mundo

Tempo de Leitura: 4 minutos

Diversos índices como Dow Jones e IBOVESPA fazem parte do repertório comum desde tempos imemoriais, sendo constante foco de menções e notícias mundo afora. No entanto, outros índices de grande importância também seguem a mesma lógica, muitas vezes fazendo até parte da composição de índices de maior relevância ou abrangência.

Com notícias e fatos relevantes se desdobrando mundo afora, determinados fatores podem ter impacto direto, ou indireto, em índices de mercado asiáticos, europeus e latinoamericanos, por exemplo, que impactam mercados mundo afora.

Índices de Bolsas Mundo Afora

Índices de mercados de ações referem-se à valorização e/ou movimentação de um determinado conjunto de ações em uma carteira fictícia. Tais índices são baseados em carteira virtuais de ações reais, compostas por papéis das maiores e mais relevantes empresas atuantes nas economias onde se originam.

Sua composição, publicação e divulgação são fatores comuns a bolsas de ações de grande relevância, presentes em diversas economias influentes ao redor do mundo – no Brasil, o IBOVESPA é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. 

Confira, abaixo, alguns dos principais índices de mercados de ações ao redor do mundo e entenda sua relevância no cenário mundial:

  • IBOVESPA (Brasil) – Mais famoso índice do mercado brasileiro, é composto pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses, representando cerca de 80% da economia nacional;
  • Dow Jones (EUA) – Também conhecido como Dow Jones Industrial Average (DJIA / Dow 30), acompanha o desempenho de 30 grandes empresas negociadas na bolsa de valores dos EUA;
  • S&P 500 (EUA) – Um dos principais benchmarks para a economia americana, o Standard & Poor´s 500 engloba um grupo de 500 empresas americanas com ações listadas em bolsa;
  • Russell 2000 (EUA) – Conhecido como índice NASDAQ, é composto por mais de 2500 ações listadas na famosa bolsa de empresas de tecnologia;
  • S&P 500 VIX (EUA) – Índice que mede a volatilidade do mercado de ações norte-americano, com base no S&P 500;
  • S&P / TSX (Canadá) – O TSX Composite Index é o principal índice de ações no Canadá, composto por cerca de 250 empresas que representam, aproximadamente, 70% do total do mercado canadense, listadas na bolsa de Toronto;
  • S&P / BMV IPC (México) – Principal índice de ações do mercado mexicano, composto por ações de empresa com participação expressiva na economia do país.
  • Stoxx 50 – Indicador de desempenho das principais empresas da zona do euro. O índice cobre 50 ações de 8 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda e Itália, representando muitas das marcas mais conhecidas na Europa.
  • DAX 30 (Alemanha) – Índice composto por ações das 30 maiores empresas da Alemanha, reflete o desempenho da bolsa de Frankfurt em tempo real.
  • FTSE 100 (Inglaterra) – Composto pelas ações das 100 empresas de maior valor listadas na LSE (London Stock Exchange), uma das maiores bolsas de valores do mundo.
  • CAC 40 (França) – Índice da bolsa de valores de Paris, responsável por acompanhar o mercado francês, é formado por ações das 40 maiores empresas do país.
  • NIKKEI 225 (Japão) – Desde 1950, o desempenho de 225 grandes empresas japonesas listadas na bolsa de Tóquio, maior bolsa de valores da Ásia. Trata-se de um índice ponderado não por capitalização, mas por preços, operando em ienes e com empresas componentes revisadas anualmente;
  • HSI (China) – Conhecido como Hang Seng Index, é o principal indicador de desempenho de ações de Hong Kong e um dos maiores do continente asiático. Embora tenha começado com apenas 33 papéis, esse número dobrou e o índice é, atualmente, composto por 66 das maiores empresas locais, tais como Lenovo, Xiaomi, Tencent e Baidu.

Para compreender mais o mercado de ações, é importante entender o funcionamento destes e outros índices. E você, já opera ou tem interesse em operar no mercado de ações com tranquilidade, em investimentos compostos de acordo com seus sonhos e objetivos?

Entre em contato com um(a) de nossos(as) assessores(as) e saiba como podemos ajudar a navegar por um mercado em constante mudança, com toda a segurança e tranquilidade.

Aviso Legal: Este artigo tem fins meramente informativos, não devendo ser considerado como aconselhamento financeiro. Investir em qualquer tipo de ativo envolve riscos inerentes, e os leitores devem realizar sua própria pesquisa e consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Soluções sob medida para seus investimentos e muito mais.

Endereço

Al. dos Maracatins, 1.217 – Cj. 415
CEP 04089-014 – Moema
São Paulo/SP

Redes Sociais
© 2024 Krone Capital | Todos os direitos reservados.
A Krone Capital Agentes Autônomos de Investimentos LTDA. é uma sociedade de Agentes Autônomos de Investimento. Toda distribuição de valores mobiliários através da Krone Capital AAI é executada pela XP Investimentos CCTVM S/A, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, com exceção da atividade de distribuição de cotas de fundos de investimento, a qual também pode ser realizada por meio do BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM S.A. A Krone Capital AAI atua apenas como distribuidora de ativos mobiliários e não participa da gestão e ou administração de nenhum dos produtos aqui divulgados, incluindo fundos de investimento ou ativos renda fixa e renda variável. A Krone Capital Agente Autônomo de Investimentos Ltda é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVMnº 16/2021. A Krone Capital Investimentos Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro credenciada à XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM ou através do site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o Agente Autônomo de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O Agente Autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu Agente Autônomo de Investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone 0800 722 3730.

Desenvolvido por The Branding Tailors