Proporcionar um plano de saúde empresarial é um grande diferencial estratégico que pode transformar a sua empresa. Além de ser atrativo, colabora para manter bons profissionais, a empresa que investe na saúde de seus servidores pode aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar sua imagem no mercado.
Vamos explorar os detalhes do funcionamento de um plano de saúde empresarial, seus benefícios e porque ele é um investimento importante para seu empreendimento.
Índice
O que é um plano de saúde empresarial?
Esta modalidade é um benefício oferecido pelas empresas aos seus colaboradores, o qual funcionários e sócios podem utilizá-lo, visando fornecer assistência médica e cobertura de saúde. O plano é adquirido pela empresa junto a uma corretora e pode incluir diversos serviços médicos, como exames, internações, consultas e tratamentos. Alguns planos, permitem incluir os dependentes dos funcionários.
A característica principal do plano de saúde empresarial é a contratação coletiva, resultando em preços mais acessíveis, se comparados aos planos individuais. Isso ocorre porque os custos são mitigados entre um grupo maior de beneficiários, possibilitando à empresa negociar melhores condições e preços com a corretora.
Mas vale a pena para empresa oferecer?
Analisando de forma geral o plano de saúde empresarial pode ser visto mais como um investimento a longo prazo do que como uma despesa. Oferecer esse benefício aos colaboradores pode acarretar a diminuição de custos, evitando a rotatividade de empregados e reduzindo despesas com acidentes e doença no trabalho. Além disso, garantir a saúde física e psicológica do servidor reduzirá consideravelmente o número de faltas, principalmente em equipes de pequeno porte, proporcionando assim uma maior produtividade.
Principais Benefícios do Plano de Saúde Empresarial
Conhecendo melhor o funcionamento do plano de saúde empresarial fica claro que oferece uma série de benefícios para o funcionário e para empresa, mas, quais são os principais?
Atração e Retenção de Talentos
Visando um mercado no qual profissionais mais qualificados são disputados, oferecer um plano de saúde empresarial pode ser uma alternativa atrativa e diferencial. O benefício além de atrair talentos, ajuda a reter os melhores funcionários, evitando a rotatividade indesejada e custosa.
Aumento da Produtividade
Como citado anteriormente, colaboradores que têm acesso a cuidados médicos geralmente são mais produtivos. A segurança de possuir suporte médico disponível, permite que os funcionários tenham maior foco no trabalho, melhorando os resultados da empresa.
Melhoria da Imagem da Empresa
Companhias que cuidam do bem-estar de seus colaboradores conquistam uma reputação positiva. Tornam-se locais de referência como bons ambientes para trabalhar, o que pode atrair ainda profissionais e clientes.
Redução de Custos Operacionais
O investimento em planos de saúde pode reduzir diversos custos funcionais. Além da diminuição de gastos com recrutamento e treinamento de novos funcionários, a empresa poderá economizar em indenizações e dias de afastamento médico dos funcionários. Contudo, ainda é possível abater os custos do plano de saúde empresarial no imposto de renda.
Prevenção de Doenças Ocupacionais
Planos de saúde empresariais ajudam a prevenir e tratar doenças ocupacionais (físicas e psicológicas), como crises de ansiedade, síndrome de burnout, entre outras que têm se tornado cada vez mais recorrentes em ambientes profissionais. Empresas que oferecem suporte médico colaboram para o bem-estar mental e físico de seus servidores, reduzindo o esgotamento e aumentando a satisfação no trabalho.
Requisitos para adquirir um plano de saúde empresarial
Os requisitos para contratação podem variar de acordo com a corretora e conforme as políticas particulares de cada empresa. No entanto, existem alguns requisitos corriqueiros:
CNPJ Ativo e Registro nos Órgãos Competentes:
É necessário ter uma empresa aberta com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) válido, seja MEI, LTDA ou EIRELI. Além disso a empresa deve estar registrada na Junta Comercial ou na Receita Federal exercendo plena atividade comercial.
Número Mínimo de Vidas:
É necessário ter um número mínimo de beneficiários. Esse número varia entre as seguradoras, algumas opções aceitam apenas uma vida como beneficiária, porém, geralmente gira em torno de duas a três vidas como mínimo.
Vínculo Empregatício:
Os beneficiários do plano devem ter um vínculo empregatício com a empresa contratante, ou seja, devem estar registrados e ativos na folha de pagamento. No caso de funcionários PJ devem ter no mínimo alguma associação ou elo com a empresa.
Como Funciona o Reajuste Anual?
Planos de saúde estão sujeitos a reajustes anuais, que são definidos com base na negociação entre as operadoras de saúde e as empresas. Os reajustes consideram a quantidade de beneficiários e despesas médicas. Além de um cálculo com base na inflação e variação da frequência de uso dos serviços.
Conclusão
A contratação de um plano de saúde empresarial não é apenas uma estratégia para cuidar da saúde dos seus colaboradores, mas também uma opção inteligente que traz benefícios palpáveis para o seu negócio.
Adotar esse tipo de plano torna-se uma forma de valorizar seus funcionários, melhorar a produtividade e reduzir custos operacionais. Investindo na saúde e no bem-estar da sua equipe, assim você está investindo na qualidade do seu negócio.